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Conectar-se Com Os Clientes É Fundamental Para O Crescimento Dos Negócios

(Fonte: Google)

Veja como você pode desenvolver laços mais fortes que beneficiam ambos os lados.

A essência dos negócios está se conectando com os clientes. Confira abaixo três lições importantes para qualquer empresa que pretenda explorar uma rede de clientes, independentemente de serem ou não consumidores, uma rede de revendedores ou membros de uma pequena comunidade.

1. Busque entrada de clientes verdadeiros

Seus clientes querem que você tenha sucesso… especialmente quando eles podem se beneficiar também. Então, entre em contato com seus clientes para obter informações.

Formar um conselho consultivo composto de clientes-chave é um bom lugar para começar. Procure por conexões de primeiro e segundo grau para garantir que você receba feedback e conselhos reais.

Um conselho consultivo oferece a você o benefício do feedback verdadeiro e não filtrado, além da oportunidade de obter um endosso público de um “inside” no futuro. Seus membros do conselho consultivo têm a chance de influenciar a direção de um produto que provavelmente usarão e a oportunidade de se conectar com outras pessoas em sua rede.

Independentemente de o seu grupo de clientes ser um consumidor com mentalidade ambiental ou revendedores Caterpillar de todo o mundo, há um grande valor na rede de clientes e no trabalho conjunto para criar uma solução.

2. Oferecer um incentivo inicial

Como uma empresa que procura entrar em um grupo de clientes em rede, é essencial ganhar participação de mercado suficiente para aproveitar o efeito de rede.

Primeiro, descubra o que é necessário para realmente expandir seu produto na rede. Você precisa do apoio de alguns influenciadores-chave? Você pode fazer parceria com uma marca conhecida no ecossistema existente de seu cliente?

Pense de maneira holística sobre o valor de seus clientes iniciais e busque maneiras de atrair clientes a se comprometer com seu produto. Uma oferta especial para o seu conselho consultivo ou para outros influenciadores-chave provavelmente ajudará você a obter o “crediário” necessário para alcançar participação de mercado suficiente no círculo interno dos clientes. 

3. Comunique-se usando termos de rede

Certifique-se de compreender verdadeiramente a cultura e a terminologia do seu grupo de clientes antes de lançar seus esforços de marketing. Encontre aliados na rede e trabalhe em conjunto para criar a mensagem certa para os clientes em rede.

Usar citações e imagens de pessoas e organizações dentro da rede tem muito mais peso do que as afirmações de um “estranho”. Isso pode ser tão simples quanto uma cafeteria criando um produto que inclua o nome de uma legenda local.

Para situações em que a rede pode inicialmente não ter clareza sobre o valor de seu produto, faça parceria com organizações dentro da rede e faça com que essas pessoas de dentro da empresa comuniquem o valor de seu produto à rede. Os clientes obtêm a exposição como líder entre os seus pares e o seu produto recebe a exposição necessária para ganhar uma quota de mercado forte. Nós ouvimos ganhar de novo?

Não é fácil migrar para uma nova rede de clientes, mas com um produto forte e uma abordagem estratégica baseada em parceria, você pode fazer isso acontecer. Siga em frente!



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