fbpx

Conheça Alguns Segredos do Networking Produtivo

(Fonte: Google)

Sua Rede de Contatos é uma das melhores estratégias para obter clientes em serviços profissionais.

Quando falamos em Networking, podemos afirmar que sua rede é, na maioria das vezes, uma das habilidades mais importantes que você precisa trabalhar para gerar negócios e sucesso profissional.

O que talvez você ainda não saiba é que existem diferentes maneiras de construir uma rede e de fazer contatos. Se você participa de eventos, voltados para seu negócio, participa de conferências, de fóruns online ou conversa com pessoas do seu meio, aparentemente, as estratégias são basicamente as mesmas, certo?

Vou citar aqui um exemplo real que você vai entender melhor:

Construir um Networking Produtivo é muito parecido com pescar.

Na pescaria você pode passar horas dentro de um barco e no final ir para casa com poucos peixes, ou até mesmo nenhum. Em alguns casos muitos até desistem de pescar.

Ao analisar o tempo dedicado a pescaria e a quantidade de peixes que pegou, você não entende e passa a achar que foi tempo perdido, porém o que precisa entender é que o tempo de dedicação faz parte da pescaria. O ambiente, a natureza, a tranquilidade, tudo faz parte daquele momento, e claro, existem técnicas, habilidades para aprender a pescar. O que aumenta suas chances de excitação de pegar um peixe, e, você nunca sabe o tamanho do peixe que morderá sua isca.

Com se fazer Networking funciona da mesma forma. Você precisa se dedicar, dedicar seu tempo, compartilhar experiências, encontrar formas de agregar valor àquilo que se propôs a fazer para então gerar bons resultados, ou seja, “pescar” clientes específicos para o seu negócio.

Faça Perguntas e Conheça as Pessoas

Comece com perguntas abertas, mostre interesse genuíno para com a pessoa com quem está falando. Primeiro conheça e depois pergunte sobre seu trabalho.

Confira alguns tópicos abaixo sobre assuntos úteis:

  • Algo sobre você que julgue ser interessante;
  • Histórias de experiências recentes e relevantes;
  • Com quem você trabalha;
  • O que você faz por eles;
  • O que você mais gosta sobre seu trabalho;
  • Como você entrou nesta linha de trabalho?

As pessoas adoram falar sobre si mesmo. Se você fizer um esforço, não é difícil fazê-los começar uma boa conversa. No entanto, se você considera esta uma tarefa difícil para você, lembre-se que esta é uma habilidade que você pode aprender, como… pescar!

Adicione Valor

Quando você adiciona valor à vida das pessoas, eles se lembram de você, e querem estar associados a você. Este é um primeiro passo essencial, isso claro, se você quiser que as pessoas paguem pelos seus serviços profissionais.

Você também pode agregar valor à vida das pessoas, apresentando-as a outras pessoas que conhece ou conectando-as a recursos que possam ajudá-los. Em outras palavras, dando referências! Ser visto como generoso e encaminhar as pessoas para recursos apropriados é uma forma importante de ajudar as pessoas a estarem confortáveis ​​em se relacionarem com quem realmente lhes interessam..

Se você realmente ouve as pessoas, você será uma boa referência de como agregar valor.

As formas de agregar valor nem sempre precisam estar relacionadas ao seu negócio. Um amigo que é advogado também é um cozinheiro gourmet. Todos nós temos outros interesses e, quando há uma partida, é bom adicionar valor enviando-lhes uma dica de golfe ou uma receita.

Conheça Seus Resultados

É importante que você conheça os resultados do seu trabalho. 

Para um contador isso pode parecer fácil: uma declaração de imposto completa ou impostos sobre a folha de pagamento enviada de forma oportuna e precisa. No entanto, mesmo um contador pode aprofundar seus conhecimentos e se fazer diferentes de outros contadores. 

Para aqueles que trabalham com profissões como coaching, psicoterapia, por exemplo, você precisa cavar mais fundo para chegar aos resultados, por não ser algo que seja tangível, porém os resultados existem e são importantes descrevê-los.

Se você está apenas começando, você pode mensurar seus resultados com base nos resultados que você planeja obter. Uma boa estratégia é fazer trocas de favores, pedir feedback e procurar tendências nos resultados que você planeja obter com os clientes.

Quando alguém pergunta como você faz o que faz, não dê uma explicação do seu processo. Embora eles perguntem “como” eles realmente estão mais interessados ​​em ouvir sobre seus resultados e histórias. Por exemplo, meus clientes obtêm clareza sobre como comercializar seus serviços de forma eficaz, acessível e com integridade. Um olhar mais profundo sobre os resultados menos tangíveis mostra que meus clientes têm mais confiança e menos estresse como resultado do treinamento consultivo de negócios que eu faço com eles.

Conte Histórias e Use Estatísticas

Quando você tiver a chance de falar sobre você e seu trabalho, conte histórias. As pessoas adoram ouvir histórias. Não precisa ser longa e complicada. Uma simples ideia de como fazer algo que gere resultados é, sem dúvidas, melhor.

Você pode usar histórias para se familiarizar, e é especialmente importante. Quando você fala sobre seu trabalho. Não fale sobre como você faz o seu trabalho. Em vez disso, fale sobre as pessoas e as situações com as quais você trabalha.

Se você é um contador, não fale sobre atualizar o quadro de contas e revisar contas a pagar e o razão geral. Em vez disso, conte uma história sobre o cliente que economizou R$ 5.000 por mês porque você organizou seus registros financeiros. Melhor ainda, compartilhe como você se sentiu quando foi chamado para ouvir que ele finalmente conseguiu levar sua esposa no cruzeiro que ela sempre sonhou por causa de sua ajuda.

Suas histórias não precisam ser dramáticas. Se houver preocupações de privacidade, como os psicoterapeutas, você ainda pode contar histórias com algumas modificações e mencionar que você mudou alguns detalhes para proteger a privacidade do cliente. Por exemplo, “muitos dos meus clientes são pais solteiros com empregos desafiadores. Um recentemente me disse que nosso trabalho em conjunto era fundamental para ajudá-lo a obter seu diploma universitário após os 40”.

Alternativamente, as estatísticas são úteis: “70% dos meus clientes de aconselhamento matrimonial permanecem fora do divórcio e outros 20% de divórcios de amizade”.

Saia da Sua Zona de Conforto

Você não precisa assumir algo enorme e assustador, apenas esteja disposto a evoluir um pouco.

Imagine alguém que não pratica nenhum tipo de atividade física e que decidiu ser mais ativo. Então, esta pessoa decidiu correr uma maratona na próxima semana… Provavelmente esta não seja uma boa ideia! Talvez correr uma milha seja mesmo demais. Para sair da sua zona de conforto, ele pode decidir caminhar 20 minutos três vezes por semana. É preciso se acostumar a construir isso em sua agenda, mas é um desafio razoável. Então, ao longo do tempo, ele pode decidir que ele está pronto para tentar correr uma milha. Eventualmente, uma maratona.

Funciona da mesma maneira com seus trabalhos de rede de pequenas empresas. Escolha algo que o ajude a sair da sua zona de conforto, mas não um objetivo que é muito grande ou pareça impossível. Assim como o exercício, faça o seu caminho para então, conquistar objetivos maiores, no dia a dia.

Acompanhe

À medida que você se relaciona com as pessoas, você identificará alguns interessados em seu trabalho que pareçam candidatos ideais.

Não apenas dê-lhes um cartão de visita e espere que eles liguem. Faça diferente para acompanhar. Peça o seu cartão em vez de lhes dar o seu.

Com base na sua conversa com eles, provavelmente há algo útil que você pode enviá-los. Pode ser um artigo de blog que você escreveu, a gravação de uma palestra que você deu ou talvez seja material de outra pessoa. A chave aqui é que você está agregando valor.

Agende um encontro para conhecê-los e melhorar sua comunicação. Isso pode ser pessoalmente ou por telefone.

O que é mais importante é que você acompanhe. Mas lembre-se, talvez seja necessário persistir e tentar mais de uma vez.

Conhecer as pessoas, conhecer os resultados do seu trabalho e fazer acompanhamentos, são apenas alguns dos segredos simples para redes de sucesso que podem resultar em clientes e referências.

Reflita sobre estas estratégias simples e bom trabalho!

 



Deixe uma resposta